A clonagem põe em causa a dignidade humana porque retira aos indivíduos a sua identidade própria.
- Visto que o clone tem as mesmas características físicas e psicológicas que o indivíduo clonado, esta objecção diz que este perde a sua personalidade e dignidade, pois deixa de ser um ser único e irrepetível.
Este argumento é bom? É persuasivo?
- Não, este argumento é mau, pois um individuo não deixa de ser único por perder a sua individualidade genética, caso isto fose verdade os gêmeos "verdadeiros" seriam também uma realidade moralmente reprovável, existem muitos factores que nos tornam únicos, como o ambiente em que vivemos, a maneira como somos educados e até o espaço temporal, pois são necessários pelo menos 9 meses de gestação até o clone ser formado.
Objecção 2
A clonagem humana é um grande risco que pode ter graves custos humanos.
- Esta objecção diz que para fazer um clone, como foi com Dolly, são necessárias inumeras tentativas, isto quer dizer que muitos fetos embriões seriam destruidos e muitos seres (tentativas de clones) viriam ao mundo com defeciências físicas e mentais graves, por isso é considerado imoral a tentativa da formação de um clone humano..
Este argumento é bom? É persuasivo?
- Este argumento é bastante forte, pois no actual estado da investigação e com as inumeras tentativas de clones de mamíferos fracasadas, seria completamente inconsciente a tentativa de um clone humano com a possibilidade de este vir ao mundo com deformações, deficiências e com um período de vida bastante curto ou até mesmo nem chegar a viver. Será que os fetos clonados não têm valor? Penso que têm, mas esta opinião varia...
Objecção 3
A clonagem irá perturbar de modo significativo as relações familiares.
- Imaginemos que um casal decide ter um filho (miguel) através do processo de clonagem, a mãe (joana) daria o óvulo desnúcleado, e o pai (joão) a célula somática com o material genético (46 cromossomas). Visto que o material genético veio todo do João, Joana não seria a mãe biologica, e visto que Joana não é a mãe, João também não é o pai, visto que o Miguel tem o material genético igual ao de João torna estes dois em irmãos? E logo, então os pais de João seriam os verdadeiros pais de Miguel, ou este não tem pais? Vendo bem a possibilidade de um clone ter família é um pouco confusa ou até mesmo impossível..
Este argumento é bom? É persuasivo?
- É óbvio que a gestão das relações familiares seria mais difícil com a clonagem, mas não seria impossível, pois um clone pode ser considerado um alargamento da família como existe em vários casos, mas esta complicação da gestão das relações familiares também pode ocorrer noutros casos como na fertilização in vitro, será que esta objecção é apenas uma implicação com a clonagem? A verdade é que esta objecção é um pouco fraca.
Objecção 4
A clonagem faz ressurgir a polémica da eugenia.
- A eugenia é uma técnica que visa a melhoria das características físicas e mentais de indivíduos humanos mediante a selecção de características consideradas mais favoráveis e a eliminação de características consideradas indesejáveis. A eugenia tem má reputação e é merecida, pois esta técnica foi utilizada no século XIX para fins com interesses racistas e de projectos de discriminação de pessoas. O termo eugenia traz logo a mente o projecto nazi de uma raça pura.
Este argumento é bom? É persuasivo?
- A mente humana tem medo do desconhecido, normalmente o termo clone, lembra as pessoas a imagens de exércitos com uma única função e programados para cumprir ordens, mas a verdade é que não foram necessários clones, para que milhões de humanos tenham sido eliminados escravizados e discriminados. A eugenia e as suas perversões não se deveram à clonagem e não há por isso uma ligação necessária entre clonagem de seres humanos e exércitos de escravos ou produção em massa de ditadores e assassinos.
Sem comentários:
Enviar um comentário